Dia do Bibliotecário CRB-7 no MAR: comprometimento com a ética e atuação em políticas públicas

O encontro deste ano, realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região em parceria com o Museu de Arte do Rio, promoverá reflexões sobre a importância da ética no exercício profissional do bibliotecário e o seu entendimento sobre a responsabilidade social que envolve a profissão.
Abordará sobre Políticas públicas em bibliotecas ampliando a discussão para a Lei nº 12.244/2010 – Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares, fundamentado através das perspectivas públicas e acadêmicas que tange a necessidade de seu cumprimento.
Serão consideradas questões pautadas a representatividade na literatura, o possível impacto na formação social e crítica dos usuários, a situação das bibliotecas públicas no Brasil, com o intuito de fortalecer a consciência da classe profissional e da dimensão política da área de Biblioteconomia.

Programação:

  • 10h: Credenciamento e Coffee de boas vindas

  • 10h20min: Mesa de abertura com Presidente Marcelo Marques e Vice-presidente Patricia Mendes do CRB7, Representante do CFB Cristian Brayner, Bibliotecária do MAR Karen Merlim e responsável pela Escola do Olhar Marcelo Campos

  • 10h30min: Mesa 1 “Triênio da 18ª Gestão CRB-7” com Presidente Marcelo Marques, Vice-Presidente Patricia Mendes, Diretora Administrativa Viviane Cunha e Comissão de Fiscalização do CRB-7

  • 11h: Mesa 2 “A Biblioteconomia política e social” com os Deputados Estaduais: Flávio Serafim e Waldeck Carneiro, a bibliotecária Dra. Francilene Cardoso e a bibliotecária Doutora Rosimere Mendes Cabral /Mediadora: Bibliotecária Dra. Daniele Achiles

  • 12h: Almoço

  • 13h40min: Mesa 3 “O caráter e o fazer ético do bibliotecário” com Conselheiro representante do Conselho Federal de Biblioteconomia, Cristian Brayner e representantes dos grupos e associações de classe: GIDJ/RJ, REDARTE/RJ, SINDIB/RJ.

  • 14h45min: Homenagem aos bibliotecários com a poeta Valeska Torres

  • 15h: Encontro com o MAR: Oficina ” O quê e Como Livro de Artista”, com o educador Fernando Porto e Visita especial na Reserva Técnica, com o educador Edmilson Gomes  (maiores informações no link do evento)

  • 17h: Coffee final

Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/dia-do-bibliotecario-crb-7-no-mar__806518 . Sujeito a lotação.

Esperamos passar este dia tão especial com todos vocês! Nos vemos lá!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *