É o que deseja o CRB-7 a todos os bibliotecários e seus familiares

Image

2014

É o que deseja o CRB-7 a todos os bibliotecários e seus familiares


Posse da nova diretoria do CRB-7

Posse da nova diretoria do CRB-7

Prestigie a posse dos novos conselheiros do CRB-7. Dia 6 de janeiro, às 17h, no auditório da Biblioteca Nacional.


Se você não conseguiu votar, justifique!

Se você não conseguiu votar, justifique!

Os bibliotecários que não conseguiram votar na eleição para escolha dos novos conselheiros do CRB-7 (gestão 2015 -2017) têm até o dia 14 de dezembro, à meia-noite, para justificar. Basta acessar o link: http://201.33.23.13/spw/eleicaoCRB.htm. Não precisa de senha.


Ex-presidente da ALA defende biblioteca como espaço de criação conjunta

Ex-presidente da ALA defende biblioteca como espaço de criação conjunta

O bibliotecário precisa aprender e criar junto com a comunidade onde atua, ajudando a construir o aprendizado de uma vida e uma sociedade mais igualitária, justa e democrática, frisou Barbara Stripling, ex-presidente da American Library Association (ALA) e professora adjunta da Syracuse University, na palestra “Bibliotecas mudam vidas”, nesta quarta-feira (01/10), na UNIRIO. O evento foi realizado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, o CRB-7 e a UNIRIO.

Segundo ela, o bibliotecário tem a missão de cativar “todos que entram na biblioteca, capacitando-os e dando-lhes oportunidades de descobrir a si mesmos e o mundo”. “A biblioteca precisa ser a ponte, e oferecer caminhos para que os usuários possam enfrentar novos desafios”, ressaltou. Barbara defendeu a necessidade de mudanças que proporcionem “mais benefícios em comum” (para os bibliotecários e a comunidade), e citou o que classifica como “forças de mudanças” - a demografia, as tecnologias, a economia e a cultura.

Barbara defendeu, sobretudo, que a biblioteca seja um espaço de criação conjunta, tornando-se “um ambiente comum de aprendizado, de encontro de ideias”. E citou iniciativas de sucesso em bibliotecas norte-americanas, como o “clube do tricô”, projeto que reúne jovens adeptos das novas tecnologias e mulheres, e centros de desenvolvimento de pequenos negócios, em que empreendedores encontram suporte e apoio para novas empreitadas.

Outra iniciativa destacada por ela enfoca a cultura local, que envolve a digitalização de receitas culinárias e documentos, como mapas e cartas, cedidos pela comunidade, que são, posteriormente, compartilhados. “Descobrimos como era diversificada a comunidade local, composta por pessoas de vários países”, afirmou. “Tivemos acesso a informações que, de outra forma, não teríamos.”

Tendo em vista a forte presença da cultural oral no Brasil, Barbara sugeriu que os bibliotecários incentivem os jovens a captar histórias de seus familiares para compor o acervo das bibliotecas, a fim de disponibilizá-las para a comunidade. Mas advertiu que, para desenvolver iniciativas como essa, “é preciso coragem”. E completou:

- É necessário, também, que o bibliotecário defenda a liberdade de acesso e de ideias e seja contra a censura. Que a biblioteca se torne um local confiável, com serviços dignos, capaz de ensinar habilidades para impulsionar o desenvolvimento da comunidade. A visão compartilhada melhora a vida em comunidade, o que torna a biblioteca um centro de excelência para a discussão de ideias.

Compôs a mesa o presidente do CRB-7, Marcos Miranda; a diretora da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO, Simone Weitzel; a coordenadora de relações internacionais da UNIRIO, Liliana Vargas; e o adido de imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, David Fogelsen. Além de docentes, coordenadores de cursos e estudantes, esteve presente a conselheira Elisete Melo.


Foto: Alberto Jacob Filho


AAB

Clique na imagem para ampliar



CONTATO AAB: 2507-2239 COM CÁTIA


<< Start < Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Results 1 - 5 of 60


Av. Rio Branco, nº 277, sala 710 CEP:20040-009 - Rio de Janeiro-RJ
E-mails: crb7@crb7.org.br / contato@crb7.org.br / cadastro@crb7.org.br / adm@crb7.org.br / fiscalizacao@crb7.org.br / fiscalizacao2@crb7.org.br
Tels.: (21) 2533-3312 / 2533-3609 - Fax: (21) 2240-4425