Vale a pena conferir!

Vale a pena conferir!

Está disponível para download, no site da FGV, o livro “O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo”, do professor Sergio Branco, palestrante da Oficina de Capacitação de Autores e Leitores do BibEaD. Clique aqui


Novo membro do Rare Book and Manuscripts Section da IFLA

Novo membro do Rare Book and Manuscripts Section da IFLA

O bibliotecário e professor da UNIRIO Fabiano Cataldo é o novo membro correspondente – único da América Latina - do Rare Book and Manuscripts Section da IFLA. Cataldo foi convidado no Congresso da instituição que encerrou nesta sexta-feira (22), em Lyon (França). Ele e as conselheiras Lucia Lino e Eloisa Helena, que também participaram do congresso, vão relatar as experiências vividas durante o evento na próxima Plenária Aberta do CRB-7, em setembro (em data a ser definida).


Bibliotecário do Reino Unido defende melhorias na prática de bibliotecas e bibliotecários

Bibliotecário do Reino Unido defende melhorias na prática de bibliotecas e bibliotecários

“É necessário melhorar a prática das bibliotecas, tornando-as mais acessíveis, relevantes e úteis, e a dos bibliotecários, que devem ser mais pragmáticos e capazes de desenvolver estratégias baseadas em evidências, a fim de atender às necessidades mutantes dos usuários”. Desta forma, o bibliotecário Graham Walton, da Universidade de Loughborough (Reino Unido), abriu a Conferência Internacional “Os Desafios das Bibliotecas Digitais – Conhecimento, Tecnologia e o Crescimento da Informação Virtual nas Universidades”, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira (20).

Leia mais.


Desconto para os débitos anteriores a 2014

Desconto para os débitos anteriores a 2014

O CFB acaba de iniciar uma campanha cujo objetivo é possibilitar a regularização dos débitos anteriores ao exercício de 2014. A resolução prevê o parcelamento da quantia devida em até 24 meses, sendo o valor mínimo de cada parcela de R$ 70. O prazo para solicitação do parcelamento termina em 10 de novembro. Saiba como os débitos com seu CRB podem ser quitados:

  • integralmente, com desconto de 100% dos acréscimos (multa e juros)
  • em parcelas:
a) em até seis (6) vezes, com desconto de 90% dos acréscimos
b) em até 12 vezes, com desconto de 80% dos acréscimos
c) em até 18 vezes, com desconto de 70% dos acréscimos
d) em até 24 vezes, com desconto de 60% dos acréscimos

Procure já seu Conselho!


Oficina capacita conteúdistas do curso de Biblioteconomia à distância

Oficina capacita "conteúdistas" do curso de Biblioteconomia à distância

“A oficina de capacitação de autores e leitores do BibEaD é a concretização do curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade à distância”, ressaltou a presidente do CFB, Regina Céli de Sousa, na abertura da oficina na última quinta-feira (21), no Rio. Ela explicou que o número insuficiente de bibliotecários no país ficou evidente a partir da publicação da lei 12.244/2010, que prevê a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no país.

A partir de então – acrescentou - o CFB se reuniu com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que resultou no oferecimento do curso de Biblioteconomia à distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para assegurar a qualidade do curso – lembrou Regina -, o Sistema CFB/CRB formou um grupo de especialistas da área para elaborar o projeto pedagógico, sendo a UFRJ selecionada para gerenciar a produção de materiais didáticos e de apoio.

- O número de consultas ao Sistema CFB/CRB a respeito do curso indica uma significativa demanda social, e o impacto dessa iniciativa será mais evidente nos próximos anos, com efeitos positivos nos vários segmentos de bibliotecas, em especial nas bibliotecas escolares, incentivadas pela lei.

A coordenadora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, a Profª. Dra. Mariza Russo, da UFRJ, agradeceu o apoio do Sistema CFB/CRB e, em especial, do CRB-7, e afirmou ter ficado muito feliz ao aceitar o desafio que, na ocasião, ainda era muito abstrato. “Acredito que ao longo do desenvolvimento do material didático irei aprender mais um pouco”, avaliou.

Para o presidente do CRB-7, Marcos Miranda, que será um dos conteúdistas do material didático do curso, a oficina marca um momento ímpar para as bibliotecas e os bibliotecários do país. Também deram as boas-vindas aos participantes Tatiane Pacanaro, da diretoria de educação à distância da CAPES; a professora doutora Célia Barbalho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e a diretora de material didático do CEDERJ, Cristine Barreto.

Programação do curso

Dia 21
  • Palestra – Projeto pedagógico do curso de graduação em Biblioteconomia na modalidade à distância – prof. drª Célia Barbalho (UFAM)
  • Apresentação – Jean Marc Mutzig – diretor de educação à distância da CAPES
  • Palestra – Gerenciamento do processo de produção de material didático do curso de Biblioteconomia em EaD – prof. drª Mariza Russo e prof. mestre Ana Maria Carvalho (UFRJ)
  • Palestra – Desenvolvimento instrucional e construção de conteúdo para EaD – prof. drª Cristine Barreto (CEDERJ)
  • Palestra – Produção de materiais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do BibEad – prof. mestre Antonio Salles (UFRJ)
Dia 22
  • Palestra – Direitos autorais e licenças públicas – prof. dr. Sergio Branco (FGV)
  • Oficina – Discussão sobre a versão preliminar dos conteúdos programáticos das disciplinas (autores e leitores)
  • Apresentação – O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a capacitação online – prof. drª Cristine Barreto (CEDERJ)

Veja aqui as fotos.


<< Start < Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Results 11 - 15 of 60


Av. Rio Branco, nº 277, sala 710 CEP:20040-009 - Rio de Janeiro-RJ
E-mails: crb7@crb7.org.br / contato@crb7.org.br / cadastro@crb7.org.br / adm@crb7.org.br / fiscalizacao@crb7.org.br / fiscalizacao2@crb7.org.br
Tels.: (21) 2533-3312 / 2533-3609 - Fax: (21) 2240-4425