Profissional

Para exercer a profissão de Bibliotecário, os formandos devem solicitar o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. O exercício profissional sem registro, bem como o não pagamento da anuidade, implica em caracterização do exercício ilegal da profissão, nos termos do art. 26 da Lei n° 4.084/62, do art. 4º e incisos do Decreto 56.725/65 e do Código de Ética Profissional.

A partir da solicitação do registro, serão geradas anuidades. Somente a solicitação do cancelamento ou da licença temporária da inscrição interrompe a geração das anuidades. As anuidades geradas anteriormente ao cancelamento e a licença temporária da inscrição são devidas.

Caso deixe de trabalhar ou se aposente na área de Biblioteconomia, o profissional deverá comparecer ao CRB-7 para solicitar o cancelamento da inscrição, caso contrário, as anuidades continuarão a serem geradas. O cancelamento da inscrição não é automática quando o profissional se aposenta e também não é definitivo, podendo o Bibliotecário pedir sua reintegração caso volte a exercer a profissão.

A partir do momento em que o profissional possui inscrição ativa, seu voto é obrigatório nas eleições do CRB-7 que ocorrem a cada 3 anos. Caso o profissional não vote e não justifique sua ausência na eleição dentro do prazo estipulado pelo CFB, estará sujeito à aplicação de multa eleitoral.

O registro emitido pelo CRB-7 deverá ser mantido ativo enquanto o Bibliotecário tiver seu domicílio profissional no Estado do Rio de Janeiro e estiver atuando na categoria. Em caso de mudança de domicílio para outro Estado, deverá se dirigir ao CRB-7 e solicitar a transferência.

Informações

Prazo para retirada do Cartão de Registro Provisório (CRP): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

PEDIDO DE REGISTRO PROVISÓRIO

Documentações necessárias e requerimento

REQUERIMENTO PROVISÓRIO

Documentações necessárias e requerimento

TERMO DE COMPROMISSO CRB7

Documentações necessárias e requerimento

Prazo para retirada do Cartão de Registro Provisório (CRP): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

RENOVAÇÃO DO PROVISÓRIO

Documentações necessárias e requerimento

Prazo para retirada do Cartão de Registro Definitivo (CRD): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

REGISTRO DEFINITIVO (PROFISSIONAL COM PROVISÓRIO NA VALIDADE)

Prazo para retirada do Cartão de Registro Definitivo (CRD): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

REGISTRO DEFINITIVO

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA

Documentações necessárias e requerimento

Prazo para retirada do Cartão de Registro Definitivo (CRD): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

PEDIDO DE AVERBAÇÃO

Documentações necessárias e requerimento

Prazo para retirada da Carteira de Identidade Profissional (CIP): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

PEDIDO DE REGISTRO SECONDÁRIO

Documentações necessárias e requerimento

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

REGISTRO SECUNDÁRIO PARA OUTRO ESTADO

Prazo para retirada do Cartão de Registro Definitivo (CRD): 30 dias após a data da Reunião Plenária.

Confira a documentação necessária e os formulários para preenchimento e apresentação no Conselho, no momento da solicitação:

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

PEDIDO DE SEGUNDA VIA CPB

Documentações necessárias e requerimento

A licença temporária por dois anos é um recurso que o profissional deve usar, se estiver desempregado ou estiver atuando em área diferente da Biblioteconomia. A licença temporária por dois anos deve ser solicitada ao CRB-7, através de preenchimento dos formulários, anexando-se comprovação de não estar desempenhando atividades inerentes à profissão e entregando a carteira profissional de Bibliotecário, a qual ficará retida no Conselho durante o período que durar a licença.

MAS ATENÇÃO!!!

O Bibliotecário que, estiver com o registro cancelado ou de licença, e continuar desempenhando as atividades pertinentes à profissão estará em exercício ilegal, sujeito à penalidades previstas no artigo 40 da Lei 9.674/98, que vão desde multa de uma a cinquenta vezes o valor da anuidade, até a cassação do registro profissional. Através de denúncias recebidas e visitas das Bibliotecárias Fiscais, será possível identificar os profissionais que estiverem atuando ilegalmente, sem o devido registro, ou na condição de licença ou cancelados. Se você tem conhecimento de irregularidades, sejam de profissionais ou instituições que não possuem Bibliotecário, denuncie-as, para que tomemos as devidas providências.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Documentações necessárias e requerimento

PEDIDO DE LICENÇA TEMPORÁRIA

Documentações necessárias e requerimento

RENOVAÇÃO DE LICENÇA TEMPORÁRIA

Documentações necessárias e requerimento

SUSPENSÃO DE LICENÇA TEMPORÁRIA: ativação do registro

Documentações necessárias e requerimentos

O cancelamento deve ser solicitado quando o profissional quando não for mais exercer a profissão de Bibliotecário, quando estiver aposentado e em casos de falecimento. Mesmo nos casos de trabalho voluntário, o profissional deverá estar em dia com suas obrigações no CRB-7 não caracterizando o cancelamento. Durante a licença ou cancelamento, o Bibliotecário fica isento do pagamento da anuidade.

MAS ATENÇÃO!!!

O Bibliotecário que, estiver com o registro cancelado ou de licença, e continuar desempenhando as atividades pertinentes à profissão, estará em exercício ilegal, sujeito à penalidades previstas no artigo 40 da Lei 9.674/98, que vão desde multa de uma a cinquenta vezes o valor da anuidade, até a cassação do registro profissional. Através de denúncias recebidas e visitas das Bibliotecárias Fiscais, será possível identificar os profissionais que estiverem atuando ilegalmente, sem o devido registro, ou na condição de licença ou cancelados. Se você tem conhecimento de irregularidades, sejam de profissionais ou instituições que não possuem Bibliotecário, denuncie-as, para que tomemos as devidas providências.

CANCELAMENTO DE REGISTRO PELO NÃO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Documentação necessária e requerimento

REINTEGRAÇÃO DO CANCELAMENTO

Documentação necessária e requerimento

CANCELAMENTO POR APOSENTADORIA

Documentação necessária e requerimento

CANCELAMENTO POR FALECIMENTO

Documentação necessária

ANUIDADE, TAXAS E EMOLUMENTOS 2024

RESOLUÇÃO CFB n. 262 de 19 de setembro de 2023. http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1416

ANUIDADE PESSOA FÍSICA = R$ 498,34

Descontos de 15% até 31/01/2024 = R$ 423,59
de 10% até 28/02/2024 = R$ 448,51
de 05% até 31/03/2024 = R$ 473,43

ANUIDADE 1º REGISTRO 2024
(Para profissionais que requererem o primeiro registro provisório ou definitivo, conforme Art. 8º da Resolução CFB nº 227/2020), será concedido desconto de 50% no valor da primeira anuidade, considerando a proporcionalidade.
*Anuidade + taxa de inscrição.

ANUIDADE PESSOA JURÍDICA
De acordo com o art. 1° da Resolução CFB Nº 262 de 19 de setembro de 2023, os valores foram definidos conforme o Capital Social da empresa de Direito Privado:
Até 50.000,00 = R$ 756,12
De 50.001,00 a 200.000,00 = R$ 1.690,93
De 200.001,00 a 500.000,00 = R$ 2.465,85
De 500.001,00 a 1.000.000,00 = R$ 3.020,61
De 1.000.001,00 a 2.000.000,00 = R$ 3.775,19
De 2.000.001,00 a 10.000.000,00 = R$ 4.531,03
Acima de 10.000.001,00 = R$ 6.040,41.
ANUIDADE PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO = R$ 756,12


TAXAS / EMOLUMENTOS
Taxa de Inscrição Pessoa Física = R$ 75,60
Taxa de Inscrição Pessoa Jurídica = R$ 126,00
Taxa de reintegração = R$ 38,40
Registro secundário Pessoa Física = R$ 38,40
Registro secundário Pessoa Jurídica = R$ 62,40
Registro de comprovação aptidão (RCA) pessoa física = R$ 38,40
Renovação de validade de certidão de RCA pessoa física = R$ 31,20 multiplicado pelo número total de atestados registrados
Registro de comprovação aptidão (RCA) pessoa jurídica = R$ 62,40
Renovação de validade de certidão de RCA pessoa jurídica = R$ 44,40 multiplicado pelo número total de atestados registrados
2ª Via Carteira de identidade Profissional = R$ 38,40
2ª Via Cédula de identidade Profissional = R$ 38,40
Certidão Pessoa Física (registro, quitação, regularidade) = R$ 31,20
Certidão Pessoa Jurídica (registro, quitação, regularidade) = R$ 44,40
Taxa de Transferência = R$ 38,40

Realize aqui a atualização dos seu dados em nosso cadastro! É muito importante para mantê-lo(a) informado(a) sobre o Conselho.
1 – Acabo de conquistar meu diploma como Bacharel em Biblioteconomia. O que devo fazer para poder exercer a profissão de Bibliotecário?
Você deverá se registrar no Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, que compreende o Estado do Rio de Janeiro.

2 – Quais as modalidades de registros?
Existe o registro provisório, o registro definitivo e o registro secundário. Registro provisório autoriza o exercício da profissão ao bacharel, por prazo determinado, até a expedição do diploma pelas autoridades competentes. O registro definitivo é concedido ao bacharel que apresenta o diploma no ato do registro. O registro secundário, permite ao profissional exercer em duas ou mais jurisdições, tendo um registro próprio para cada região.

3 – Qual a diferença entre Registro Provisório e Registro Definitivo?
Registro Provisório: é concedido ao profissional que acabou de se formar e ainda não possui seu diploma, quando possui apenas o certificado de conclusão de curso. Esse registro tem validade de 1 (um) ano, prazo para que seu diploma esteja pronto e possa solicitar seu registro definitivo.
Observação: se no prazo de 1 (um) ano o diploma não for entregue pela instituição, o profissional poderá solicitar renovação do seu registro provisório pelo prazo de mais 1 (um) ano, desde que justifique com declaração da própria instituição de ensino o atraso na confecção do diploma.
Registro Definitivo: é concedido ao profissional que já possui o diploma, esse registro é por tempo indeterminado.

3 – Ao solicitar o primeiro registro quais valores devo pagar?
Anuidade proporcional ao mês da solicitação até dezembro do ano corrente e taxa de inscrição. Os documentos deverão ser entregues no ato da formalização do pedido ao CRB-7 (em consequência da pandemia os documentos poderão ser enviados por e-mail, e apresentados quando da ida, agendada, do bibliotecário ao Conselho). O boleto será gerado e o pagamento deverá ser feito no dia seguinte, pois é necessário que aguarde o registro do boleto no banco. Somente depois do pagamento o processo terá tramitação.

4 – No caso de não exercer mais a profissão ou aposentar-me, necessito comunicar CRB-7?
Sim. O profissional deverá solicitar o cancelamento de seu registro imediatamente, evitando desta forma o lançamento de novas anuidades e consequentes cobranças. E seguindo o que apregoa a Resolução CFB nº 121/2011, o profissional poderá cancelar o registro mesmo com débitos, apresentando a documentação legal para que se proceda à baixa.

5 – Não estou atuando na área e quero me afastar por um período, é possível?
Sim. O profissional pode solicitar a licença temporária, conforme Resolução CFB nº 121/2011.  A licença pode ser concedida por até dois anos e renovada por igual período.
Observação: quando o período concedido se encerra, o registro volta automaticamente a estar ativo. O profissional deve ficar atento ao prazo da licença. Licença temporária segue as mesmas orientações do item 4.

6 – Desejo solicitar licença temporária ou cancelamento de meu registro, devo pagar alguma taxa?
Para a licença temporária ou cancelamento não há pagamento de taxa. Caso não tenha ocorrido a quitação da anuidade do ano vigente o pagamento deverá ser proporcional, isto é, de janeiro até o mês em que a solicitação de licença temporária ou cancelamento for feita.

7 – Em caso de afastamento do trabalho por alguma enfermidade, preciso avisar o Conselho?
Sim. O profissional deve solicitar a licença temporária junto ao Conselho, seguindo as mesmas orientações do item anterior.

8 – Se o profissional não exercer mais a profissão, poderá suspender sua inscrição?
Sim. O Bibliotecário que não estiver exercendo cargos e/ou funções da área pode solicitar o cancelamento (baixa) pelo não exercício ou por licença temporária. Vale lembrar que o cancelamento e a licença podem ser suspensos e, o registro, novamente solicitado a qualquer tempo.

9 – Como proceder no caso de falecimento do Bibliotecário?
O óbito deve ser comunicado ao CRB-7 através de e-mail, telefone ou por meio de algum membro da família ou próximo do falecido, apresentando documento legal para que se proceda à baixa do registro.

10 – O que devo fazer se vou exercer a profissão por mais de noventa dias consecutivos fora do Estado de Rio de Janeiro?
O profissional deverá requerer a transferência de registro do CRB-7 para o Conselho Regional de Biblioteconomia da região de atuação. Para tanto, o profissional deverá estar quite e não responder a processo ético disciplinar. No CRB-7, o processo de transferência só será arquivado em definitivo com a comprovação do novo registro.

11 – O que devo fazer se vou exercer a profissão em mais de uma região por mais de noventa dias?
Neste caso, o profissional deverá, antes de iniciar suas atividades, se registrar nas regiões em que for exercer a profissão e obter o registro secundário, o qual será válido enquanto permanecer a situação. O profissional estará sujeito ao pagamento de anuidades nas regiões em que atuar. A falta do registro secundário torna ilegal o exercício da profissão na região de jurisdição secundária e passível de infração.

12 – Quero constituir uma empresa para executar serviços de Biblioteconomia e Documentação ou qualquer atividade ligada ao exercício da profissão de Bibliotecário. O que devo fazer?
O registro da empresa ou instituição é obrigatório no Conselho da jurisdição de sua sede e das respectivas filiais. Para tanto, a empresa deverá provar personalidade jurídica e os responsáveis pela parte biblioteconômica deverão ser Bibliotecários registrados. A responsabilidade técnica da empresa, na área de Biblioteconomia e Documentação, é sempre do Bibliotecário com registro definitivo, não podendo ser assumida pela pessoa jurídica. Para cada filial deverá existir um responsável técnico.

13 – Me mudei e não estou recebendo os comunicados e os boletos bancários referentes às anuidades do CRB-7. O que devo fazer?
Deve comunicar imediatamente o seu novo endereço ao CRB-7, evitando qualquer tipo de constrangimento. Se for o caso, peça a Secretaria do CRB-7 os comunicados e os boletos, em tempo hábil, para poder quitá-los. Mantenha sempre os endereços de trabalho e de sua residência atualizados, pois para o CRB-7 as correspondências (convocação, notificação, circular, boleto das anuidades, etc.) enviadas ao endereço cadastrado são consideradas “devidamente recebidas”. Cabe ao Bibliotecário ou “pessoa jurídica” comunicar ao CRB-7 o endereço de sua nova residência ou da sede da empresa, de seu escritório profissional ou do órgão em que exerça suas atividades profissionais, bem como toda e qualquer mudança realizada.
Endereço e contato podem ser atualizados no link Atualização Cadastral. Para inclusão que requeiram apresentação de documentos enviar e-mail para: cadastro@crb7.org.br

14 – Qual a diferença entre Conselho de Classe, Associação e Sindicato?
O Conselho de Classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia, é o órgão representativo da classe profissional atuante no Estado e tem por finalidade fiscalizar o exercício da profissão.
A Associação é pessoa jurídica de direito privado, responsável por congregar os profissionais de determinada área, visando atualização e aprimoramento profissional, através da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações da área, criação de grupos de trabalho por áreas, etc. Assim como o Conselho, a Associação também ajuda a divulgar a profissão, visando abrir vagas no mercado de trabalho, podendo disponibilizar bancos de currículos e divulgar vagas.
O Sindicato é pessoa jurídica de direito privado, que tem sua ação voltada para as questões referentes às relações de trabalho, tais como salário, horas extras, insalubridade, acordos e dissídios coletivos, etc. (Freitas, 2002). Também é uma entidade constituída para fins de proteção, estudo e defesa de interesses comuns.

15 – Há transparência na aplicação dos valores arrecadados?
Por se tratar de uma autarquia, o CRB-7 é auditado pelo Tribunal de Contas da União – TCU, todas as prestações de contas, balancetes, planejamentos orçamentos, salários dos funcionários e demais documentos, que não envolvam a particularidade e individualidade de cada profissional no Conselho, estarão, em breve, disponíveis para consulta dos profissionais que assim desejarem, através do site do Conselho na internet.
No momento, pedimos que entre em contato através do e-mail  crb7@crb7.org.br para sanar possíveis dúvidas.

16 – Como devo proceder para regularizar débito(s)?
Entre em contato por meio de telefone (21) 2533-3312 ou e-mail cadastro@crb7.org.br, que fará o levantamento do(s) débito(s), que poderá(ão) ser quitado(s) à vista ou através de termo de parcelamento assinado entre as partes.

17 – Como devo proceder em caso de recebimento de ação judicial?
Entre em contato com o CRB-7 através do e-mail: conjur@crb7.org.br, informando nome completo e número de registro, para que seja feito o levantamento do(s) débito(s). Feita a negociação, a regularização poderá ser à vista ou através de termo de parcelamento assinado entre as partes.

18 – Não quitei a anuidade do ano em curso, desejo pagar à vista, tenho direito a desconto?
Conforme Resolução CFB nº 227/2020, a anuidade tem desconto se quitada até 31 de março. Após esta data, à vista ou parcelado, a anuidade sofrerá acréscimo de multa de 2%, correção mensal pelo índice INPC/IBGE e juros de mora de 1% ao mês.

19 – A empresa em que trabalho, solicitou a apresentação de uma certidão sobre a regularização do meu registro junto ao CRB-7. Qual o procedimento para recebimento da certidão?
Entre em contato com o CRB-7 através do e-mail: (fiscalizacao@crb7.org.br)  solicitando a certidão. A Certidão será enviada por e-mail.
Caso deseje apenas uma declaração de regularidade simples, você poderá imprimi-la em nosso site: https://www.studiosti.com.br/sti-financeiro/biblioteconomia/crb7/

20 – Como o CRB-7 aplica o montante arrecado com as anuidades?
– No trabalho de fiscalização da profissão junto às Bibliotecas de organizações públicas ou privadas: o trabalho tem como intuito monitorar, e autuar, indivíduos no exercício da profissão sem o devido bacharelado em Biblioteconomia, ou que não tenham o Diploma devidamente registrado no MEC e no Conselho, ou ainda, instituições públicas ou privadas com Bibliotecas funcionando sem o profissional Bibliotecário devidamente habilitado;
– Manutenção das instalações físicas de sua sede, infraestrutura e recursos humanos: energia elétrica, telefone, internet, água e folha de pagamento dos funcionários que estão lá diariamente para atendê-los da melhor forma possível;
– Direcionamento, conforme determinação do Decreto 56.725, de 16 de agosto de 1965, de 25% dos valores arrecadados ao CFB – Conselho Federal de Biblioteconomia.

21 – O exercício ilegal é considerado crime?
Sim, e está previsto no art. 47 do Decreto-Lei nº 3.688/41 da Lei de Contravenções Penais. O Bacharel em biblioteconomia e as pessoas não habilitadas que exercerem a profissão de Bibliotecário estarão sujeitas às penalidades previstas na Lei das Contravenções Penais e ao pagamento de multa. Lembramos ainda que é dever ético do Bibliotecário respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.

22 – O Bibliotecário é obrigado a votar nas eleições?
Sim, o voto é obrigatório. O Bibliotecário que não votar nas eleições pode justificar o motivo, caso esteja previsto na legislação que estabelece o pleito. No caso de não estar amparado e não haver comparecido, o Bibliotecário fica sujeito à multa prevista em resolução do Sistema CFB/CRB.

23 – Quem estabelece as anuidades dos CRB´s?
As anuidades dos CRB´s são determinadas, anualmente, pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

24 – É obrigatória a atualização dos dados cadastrais no Conselho?
Sim. A atualização dos dados do profissional no CRB é obrigatória.

25 – O Bibliotecário tem piso salarial?
Os estados que possuem sindicatos têm pisos salariais definidos.

Fiscalização, esse é o grande motivo da existência do CRB.

Fazer com que cada empresa ou cidadão reconheça o profissional e respeite a profissão, que é reconhecida e legitimada através da Lei N° 4.084, de 30 de junho de 1962.

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