I Encontro Nacional de Bibliotecárias/os Negras/os e Antirracistas

Entre os dias 08 e 09 de julho de 2019, a Universidade do Estado de Santa Catarina sediará o I Encontro Nacional de Bibliotecárias/os Negras/os e Antirracistas, com o tema “O protagonismo de bibliotecárias/os negras/os na Biblioteconomia e Ciência da Informação”.

Este primeiro Encontro busca se constituir como um espaço público de discussão, proposição e luta pela promoção da profissão bibliotecária e pela valorização das/os bibliotecárias/os negras/os e profissionais antirracistas. Indo em contrapartida a um momento de verdadeiros retrocessos em todos âmbitos da sociedade brasileira, o objetivo principal deste evento é que o protagonismo de bibliotecárias/os negras/os e antirracistas seja evidenciado, e ações de engajamento em prol de melhores condições de emprego e trabalho, acesso à educação e à capacitação, desconstrução do racismo institucional e estrutural, além de ações voltadas para o fortalecimento identitário das populações de origem africana em bibliotecas e unidades de informação, sejam estrategicamente discutidas e organizadas.

O Encontro contará com uma programação que engloba conferências, mesas redondas, comunicações orais e apresentações culturais. Neste sentido, solicita-se ampla divulgação aos profissionais, estudantes, docentes, bibliotecárias/os negras/os e demais integrantes da luta antirracista para participarem do evento que possui inscrições gratuitas tanto para participação como ouvinte quanto para comunicações orais.

A programação encontra-se repleta de palestras, mesas redondas e comunicações orais para discussão e reflexão da profissão bibliotecária que refletem também em outras profissões. Assim como contará com palestrantes da Biblioteconomia, Ciência da Informação, Educação, Psicologia e História.

O evento encontra-se com inscrições abertas até o dia 15/06/2019 para envio de trabalhos vinculados à temáticas étnico-raciais e de gênero, conforme Primeira Circular do evento disponível aqui!

Para saber maiores informações sobre o evento, acompanhe no facebook e no site!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *