Nota de Solidariedade – Museu Nacional

O CRB-7 vem a público mostrar solidariedade ao Museu Nacional – UFRJ que na noite de ontem, 02/09/2018, sofreu com um incêndio de grandes proporções levando a perda inestimável de um patrimônio, tanto material quanto imaterial, que infelizmente nunca mais poderá ser reconstituído.

Não é somente o Rio de Janeiro que perde com essa lamentável situação de descaso público que nossas instituições de cultura, educação e conhecimento estão passando. Todo o país perde, pois o Museu Nacional contava com mais de 20 milhões de itens sobre um amplo e diverso acervo divido pelas várias áreas do conhecimento.

Toda a sociedade perde o conhecimento e o desenvolvimento em pesquisas que eram realizadas, que, apesar da situação delicada que o Museu Nacional se encontrava, ainda sim era uma instituição de referência nos campos da geologia, arqueologia, etnologia, antropologia entre outros.

E para nós, Bibliotecários, uma perda em especial do acervo de uma das maiores Bibliotecas especializadas nas áreas das ciências naturais e antropológicas, com mais de 470 mil volumes.

O CRB-7, o Rio de Janeiro, o país estão em luto no dia de hoje. Que este episódio lastimável sirva de alerta para todas as instituições de cultura e educação para manterem seus projetos de contenção de sinistros atualizados, mas, principalmente, para nossos governantes, porque cultura é investimento e um país sem cultura é um país sem futuro.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *