Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: conheça algumas gibitecas no Estado do Rio de Janeiro

Em 30 de janeiro comemoramos o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Data criada em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, e que tem como objetivo marcar a importância das histórias em quadrinhos na história brasileira.
As histórias em quadrinhos (HQs) são popularmente conhecidas no Brasil como gibis, termo que deu origem à Gibiteca, uma biblioteca de gibis. No Estado do Rio de Janeiro encontramos várias iniciativas voltadas para a disseminação da leitura de gibis, e algumas destas iniciativas são as Gibitecas. Listamos 3 gibitecas no Rio de Janeiro que vocês podem conferir abaixo.

1 – Gibiteca Adail José de Paula > Duque de Caxias. Localizada no prédio da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, criada em 2016. É uma iniciativa do coletivo Capa Comics, que em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias conseguiu reunir um grande acervo de gibis a serem ofertados para consulta da população. Pública e Gratuita. Para saber mais, consulte a Biblioteca Leonel Brizola.
Facebook: https://pt-br.facebook.com/biblioleoneldc/
Fonte da imagem: Fonte: Jornal Extra

2- Gibiteca João Carpalhau > Rio de Janeiro (Tijuca) e Duque de Caxias. A Gibiteca João Carpalhau possui duas unidades, uma no Sesc Tijuca e outra no Sesc Duque de Caxias, ambas criadas em 2019. É uma iniciativa do Sesc Rio, cujo nome foi escolhida para homenagear João Carpalhau, fundador do coletivo Capa Comics, que faleceu em 2018. Iniciativa privada, porém pública e gratuita. Para saber mais, consulte o Sesc Rio.
Site: https://www.sescrio.org.br/unidades/sesc-tijuca/
Fonte da imagem: Sesc Rio


3 – Gibiteca Edmundo Rodrigues > Rio de Janeiro (Copacabana). Localizada no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, criada em 2018. Primeira Gibiteca da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos. Atende alunos e professores da rede estadual. Por se tratar de uma gibiteca dentro de uma escola, é necessário verificar quais as normas para visitação geral. Para saber mais, consulte a instituição.
Facebook: https://pt-br.facebook.com/gibitecaedmundorodrigues/
Fonte da imagem: Jornal Extra


Estas são só algumas gibitecas, mas existem outras tantas iniciativas como estas. Compartilhe conosco!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *